domingo, 11 de maio de 2014

Excluir







Excluir é sinónimo de rejeitar. As relações humanas não são mais do que aceitação/rejeição. Nós gostamos de uma pessoa porque a aceitamos e não gostamos dela porque a rejeitamos. A razão pela qual nós aceitamos ou rejeitamos um indivíduo é porque nos identifica-mos ou não com ele. E o que nos leva a identificarmo-nos com alguém é a empatia que sentimos por essa pessoa. Empatia essa que só é possível para muitos ter, se formos parecidos com essa pessoa. Se tiver-mos os mesmo interesses. Se vir-mos nela um pouco de nós.
Muitas pessoas podemos até compreender porque é que elas são como são, porque é que agem como agem, mas simplesmente, apesar de perceber, não gostar do facto de elas agirem assim, porque não pensamos da mesma forma. Porque pensamos que ela apesar de tudo podia agir de forma diferente. Não a compreende-mos totalmente porque não estamos na pele dela. E aí, rejeitamos essa pessoa. Dizemos que não gostamos dela.
Isto para mim é perfeitamente normal. Ninguém é obrigado a gostar de toda a gente. 
O problema é que as rivalidades que se criam. Não há necessidade. Podemos não gostar de uma pessoa, mas isso não significa que a tenha-mos que ignorar e excluir, fazendo com que ela se sinta mal. Cada um é como é, e, se calhar essa pessoa de que não gostam não tem mesmo outra escolha se não ser da forma como é. Quem sabe se ela não tem mesmo complexos sobre os seus defeitos? Quem sabe se ela já não tentou ou ainda tenta mudar? Mesmo que não tenha, há que saber respeitar. Nós não sabemos aquilo por que cada um já passou. E cada um tem uma experiência diferente da vida. A verdade é que eu acho que cada um é como é devido à vida que levou até agora. Não há vidas perfeitas. Todas as vidas têm sofrimento. Nós podemos pensar que o sofrimento daquela pessoa não é nada comparado com nosso, mas a verdade é que para ela é tão grande como o nosso. Ela também pode pensar que o seu é muito maior do que o nosso, mas a verdade é que para nós ele é grande, por somos nós que estamos a sentir e não os outros. Há que compreender que os outros também sentem intensamente e não desprezar os seus sentimentos. Temos que tentar ver pelos olhos do outro e tentar imaginar o que o outro está a sentir. Todas as experiências são vividas intensamente por cada pessoa. E aquilo que para ti te pode parecer que nem é um problema, para outra pessoa pode ser o fim do mundo. Por isso há que respeitar que cada um é diferente e vive as coisas de forma diferente, mas que, no fim todos sentimos da mesma forma. 
Por isso é que eu não gosto de julgar ninguém logo no início. Primeiro analiso toda a gente e depois vejo com quem é que eu me identifico mais. Mas sempre sem nunca mal tratar quem eu não me identifico tanto. Sem nunca excluir ou ignorar essa pessoa. Porque apesar de não gostar muito dela, respeito a forma dela ser, pois no fundo somo todos iguais e eu também não gosto que me excluam e que me ignorem. Gosto que me respeitem mesmo se "não vão com a minha cara". Não digo que sejam meus amigos, (nem eu quero ter amigos falsos), mas há um mínimo chamado boa educação. E o que eu peço é que quando não gostarem de alguém, não metam logo essa pessoa de parte, tentem compreendê-la (eu sei que parece difícil, mas lembra-se que toda a gente tem sentimentos) e mesmo que não sejam os seus melhores amigos, não a excluam nem a façam sentir-se mal. Porque cada um é como é e nós temos que respeitar isso. (A não ser que a pessoa de faça alguma coisa que não gostes, aí já é diferente. Se a pessoa te tratar mal, tens todo o direito de defenderes, no entanto sem nunca descer ao nível dela, porque acho que não vale a pena).
Se toda a gente fizesse isto, o mundo seria um sítio muito mais agradável. E as escolas seriam tamvém um sítio muito mais agradável, assim como os empregos, e todas as relações entre as pessoas.
Mas infelizmente acho que muita gente não tem a sensibilidade nem a maturidade necessária para perceber isto...

1 comentário:

  1. Há gente que eu não gosto e simplesmente não me dou e pronto, se tiver de falar falo sem coisas, normalmente e pronto. Já me excluiram e foi horrivel, por isso...

    ResponderEliminar